Pesquisar

sábado, 24 de outubro de 2009

PASTOR TAMBÉM É GENTE?


Depois de um tempo só lendo na internet, achei uma frase que no mínimo é interessante, "... para quem sabe que pastor também é gente."

Esta frase me fez pensar um pouco nos exemplos que aparecem como pastor nas igreja hoje, não quero falar contra as "autoridades" que estão por aí, mas também não posso deixar de pensar sobre eles e tentar ter uma visão a luz da palavra de Deus.

Tenho tido conhecimento de vários "astros" que tem tido seus nomes estampados na porta da igreja, suas fotos levantadas nas placas de suas denominações e assim por diante.

Paira sobre mim um questionamento, ser pastor é isso???

O que a bíblia diz sobre o pastorado?

Quando algém é ordenado apastor ganha super poderes?

Pastor é humano ou é sobrenatural?

Gostaria de ver alguns textos que dão alguma luz para nossas mentes:

Lucas cap.2 ver.8-11

"Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho.

E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.

E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor."

Lucas cap.2 ver. 16 e 17
"E foram apressadamente, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura.
E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita; "

Dando uma primeira olhada neste texto, podemos dizer que isso em nada tem a ver com o trabalho pastoral, mas se atentarmos para os detalhes, podemos perceber que há algumas coisas que nos ajudam a entender para que há pastor.

Primeiro, a boa nova chegou primeiro aos pastores.

Se você olhar o texto de lucas isso fica bem claro.
E fica a pergunta: na sua igreja isso tem acontecido? O evangélio tem sido visto primeiro em seu pastor? Leia-se evangélio como vida simples, que era a doutrina dos apóstolos, isso me faz lembrar o texto que diz que o pão lhes era comum e que todos tinha uma vida em comum.
Isso tem acontecido em sua igreja? Porque isso é evangélio.
Temos visto muita teologia e pouco evangélio, você não acha?

Segundo, os pastores cuidavam de suas ovelhas.

Isso me faz pensar que o privilégio que o pastor tem de receber primeiro a palavra de Deus está ligado ao zelo que ele tem pelas ovelhas que Deus dá para eles cuidarem.
Isso gera mais indagação: seu pastor tem dia e horário para marcar audiência ou ele é encontrado perto de suas ovelhas? Veja, se o Deus todo poderoso a quem temos de prestar toda a honra e reverência é encontrado, não em nosso meio, mas dentro de nós, porque um pastor não pode ser encontrado com suas ovelhas?

Terceiro, o pastor precisa ser cheio da glória de Deus (não de louvores e aplausos humanos)

Não vou comentar mas, seu pastor tem evidenciado a glória de Deus ou tem recebido muitos aplausos?

Quarto, o pastor da o que recebeu e nem precisa ser mandado.

Veja que o anjo vem trazer a notícia para todo o povo, mas os pastores cheios de alegria vão ver Jesus e divulgam acerca do menino a todos.
Os pastores não existem para fazer milagres, ou para lhe fazer prosperar. Eles existem para anunciar Cristo nas nossas vidas e ensinar o rebanho onde se deve andar. Mas ao que parece, hoje é o contrario, Cristo ensina o rebanho onde pode andar e o pastor quer fazer milagre!!!

Depois disso tudo só me resta finalizar com a propria palavra de Jesus:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. (João cap.10 vers. 1-5)

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.
Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
(João cap.10 vers. 11-14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário